Após vários meses de tratamento noutra Clínica, foi referenciada para uma consulta de Especialidade em Oftalmologia, uma gata de meia idade apresentando patologia relevante da córnea em ambos os olhos.
Nesta última consulta foi-lhe finalmente feito um diagnóstico de Queratite Eosinófila Felina, tendo-lhe na altura sido recomendada terapia imunomodeladora.
Após algum tempo de tratamento, o dono convenceu-se da sua inoperância.
Procurou então apoio nas Medicinas Complementares Integrativas, a Homeopatia e a Medicina Veterinária Chinesa.
Iniciou assim consulta comigo (Dr. Américo Moreira).
Aquando da realização do Teste de Schirmer, foi evidente a diminuta secreção da porção aquosa das suas glândulas lacrimais.
Iniciamos então tratamento visando o seguinte objectivo:
- Promover a resolução da KCS, reactivando a secreção lacrimal e resolvendo a Queratite Eosinófila, através da modificação nutricional, trocando a alimentação de granulado seco em exclusivo, progressivamente para alimentação fresca e natural, acompanhada de
lavagem com soluto isotónico, nutritivo, antisséptico patenteado, aplicação de um gel de lágrimas artificiais e com a utilização intensiva, 2 vezes/semana de Laser Médico LLLT.
Logo aquando da segunda consulta foi possível verificar ligeiras melhorias, as quais se vieram a revelar muito evidentes a partir da 5ª sessão.
As placas brancas localizadas no olho esquerdo cerca das 2 horas e no olho direito cerca das 5 horas, junto à membrana nictitante que foram passando de opacas a cor rosa e com aparição de vasos periféricos neoformados.
Seguidamente foram transformando-se numa pequena capa acinzentada vindo a córnea a ficar completamente transparente sem aparente cicatriz.
As imagens falam por si!
Em termos de discussão final devo dizer que a única técnica que conheço com capacidade regeneradora das estruturas celulares, e reactivação da secreção glandular lacrimal é sem dúvida a utilização dos equipamentos médicos Low Level Laser Therapy ou como agora se começa a denominar de Fotobiomodulação.
I treated a female cat bilateral cornea with opacities due to a Eosinofilic Keratities with Low Level Laser Therapy, artificial tears and Nutritional change to a raw and natural diet.