Nesta última consulta foi-lhe finalmente feito um diagnóstico de Queratite Eosinófila Felina, tendo-lhe na altura sido recomendada terapia imunomodeladora.
Após algum tempo de tratamento, o dono convenceu-se da sua inoperância.
Procurou então apoio nas Medicinas Complementares Integrativas, a Homeopatia e a Medicina Veterinária Chinesa.
Iniciou assim consulta comigo (Dr. Américo Moreira).
Aquando da realização do Teste de Schirmer, foi evidente a diminuta secreção da porção aquosa das suas glândulas lacrimais.
Iniciamos então tratamento visando o seguinte objectivo:
- Promover a resolução da KCS, reactivando a secreção lacrimal e resolvendo a Queratite Eosinófila, através da modificação nutricional, trocando a alimentação de granulado seco em exclusivo, progressivamente para alimentação fresca e natural, acompanhada de
lavagem com soluto isotónico, nutritivo, antisséptico patenteado, aplicação de um gel de lágrimas artificiais e com a utilização intensiva, 2 vezes/semana de Laser Médico LLLT.


Logo aquando da segunda consulta foi possível verificar ligeiras melhorias, as quais se vieram a revelar muito evidentes a partir da 5ª sessão.
As placas brancas localizadas no olho esquerdo cerca das 2 horas e no olho direito cerca das 5 horas, junto à membrana nictitante que foram passando de opacas a cor rosa e com aparição de vasos periféricos neoformados.
Seguidamente foram transformando-se numa pequena capa acinzentada vindo a córnea a ficar completamente transparente sem aparente cicatriz.
As imagens falam por si!
Em termos de discussão final devo dizer que a única técnica que conheço com capacidade regeneradora das estruturas celulares, e reactivação da secreção glandular lacrimal é sem dúvida a utilização dos equipamentos médicos Low Level Laser Therapy ou como agora se começa a denominar de Fotobiomodulação.
I treated a female cat bilateral cornea with opacities due to a Eosinofilic Keratities with Low Level Laser Therapy, artificial tears and Nutritional change to a raw and natural diet.
Sem comentários:
Enviar um comentário